Lynch é um investidor famoso no EUA por ter conseguido um track record de 29% ao ano entre 1977 e 1990, quando se aposentou. Embora esse tenha sido um dos períodos de maior bonança na bolsa de Nova York, ele superou o S&P 500 em mais de 13% ao ano.
Achei o livro bem simples. Não foi um dos que mais me empolgou, dentre todos que li. Mas suas teorias são tão simples e fáceis que vê-se que seu sucesso é lógico, não deriva de conhecimentos matemáticos ou genialidade. Seguem algumas observações do livro:
- Procure empresas que não acompanhadas pelos grande players.
- Quando uma empresa é pequena, ela tem muito à crescer.
- O truque não é seguir os instintos, mas sim ter disciplina para ignorá-los.
- O verdadeiro contrário não é aquele que assume o lado oposto da questão (comprar quando todos estão vendendo). É aquele que espera as coisas se acalmarem e compra quando ninguém mais se importa. Especialmente aquelas ações que fazem Wall Street bocejar.
- Faça um gráfico comparando preço da ação com o lucro por ação. Ele proporciona uma visão rápida para avaliar se a empresa está crescendo e o preço acompanhando esse movimento.
- Evite as ações da moda.
- O melhor lugar pra procurar empresas pra investir, costuma ser o shopping center perto da sua casa.
- Se os membros da empresa estão comprando suas ações, isso é um sinal positivo.
- Comprar uma empresa medíocre apenas porque a ação está barata é uma técnica ruim.
- Se 40 analistas recomendam a empresa, as instituições financeiras possuem grande parte do capital da empresa e o CEO sai na capa da revista, é hora de vender a ação.
Enfim, sempre se aprende algo novo.
O Jeito Peter Lynch de Investir. (One Up on Wall Street)