Retornando após minhas férias de final de ano, faço um breve resumo sobre livros que li em 2013.
1)
Desta Vez é Diferente - Oito Séculos de Delírios Financeiros.
Recomendado por Bill Gates, esse foi o livro mais comentado pelos macro-economistas devido ao seu principal debate: austeridade x expansão da dívida.
O que mais chama atenção é ver que a Grécia, Argentina e até Brasil (pra citar alguns) tem um histórico de calote de dívida assustador. Algo como um calote à cada 50 anos.
A leitura é difícil e não cheguei a concluir o livro. Mas tem lições valiosas para quem dispor do tempo e esforço.
2)
Sonho Grande - Como Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira Revolucionaram o Capitalismo Brasileiro.
Tem várias lições interessantes e acho que chega a ser leitura obrigatória para não ser o único do grupo que não o leu. Contudo é um puxa-saquismo do começo ao fim. Só conta as partes boas e, ao terminar de ler, até parece que o Garantia e seus sócios eram um exemplo de moralidade e honestidade.
Nota 7.
3)
The Most Important Thing Iluminated.
O fato de Warren Buffett ser fã de Howard Marks me motivou à ler esse livro. Ele é um mega investidor de debêntures, principalmente os famosos Junk Bonds. Sua principal abordagem é que o risco de um investimento está diretamente ligado ao seu preço. Dá atenção extrema aos ciclos econômicos e de negócios. Diversifica em diversas empresas porque, caso uma delas quebre, sua perda será mínima. Seu mote principal é que nada é tão ruim que pelo preço certo possa se tornar um bom investimento e um ativo pode ficar tão caro que se torne um péssimo investimento.
Nota 10.
4)
Buffett - A Formação de um Capitalista Americano.
Ótima biografia de Buffett. Conta com detalhes vários negócios que fez, principalmente do início da carreira. Detalha também a parceria (fundo) que teve nos primeiros anos. Os episódios mais interessantes são da American Express, Buffalo Evening News e GEICO. Achei melhor que "A Bola de Neve", pois dá mais atenção aos negócios do que à vida pessoal.
Nota 8.
4)
The Dhandho Investor.
Mohnish é um discípulo de Buffett que pratica Value Investing. Tem um track record de 25% por duas décadas. Cita muitos exemplos de negócios com retornos de 40% ao ano.
É favorável à clonagem: copiar o que outros investidores inteligentes estão fazendo. Fez isso em seu fundo diversas vezes, tendo inclusive montado ele da mesma forma que o fundo de Buffett.
Nota 8.
5)
O Mercado de Ações ao Seu Alcance.
Não conhecia Joel Greenblatt, então fiquei bem surpreso ao descobrir quem era esse investidor. Esse livro tem um conceito simples e interessante.
Nota 9.
6)
Charlie Munger - A trajetória do Bilionário Sócio de Warren Buffett.
Embora Charlie seja considerado o investidor mais inteligente do mundo, a escritora desta biografia é muito fraquinha. Ela dá muita atenção aos detalhes inúteis (quantas casas Charlie tem, onde ele passa férias...) ao invés de procurar passar o conhecimento deste mestre das finanças.
Nota 5.
7)
You Can Be a Stock Market Genius.
Outro livro de Joel Greenblatt, esse é considerado o melhor de todos. É essencial e extraordinário para qualquer investidor que queira se levar a sério.
Nota 10.
8) O
s Ensaios de Warrenn Buffett.
Leitura essencial para qualquer value investor, esse livro é um compêndio de várias partes das cartas anuais de Buffett. Felizmente foi traduzida pro português por Rui Tabokov, facilitando o acesso e a leitura. Mais um essencial.
Nota 10.
9)
The Big Secret for The Small Investor.
Terceiro livro do Greenblatt. Também tem dicas e ensinamentos valiosos, muito importantes para o pequeno investidor. Se você é um iniciante, leia esse livro.
Nota 7.
10)
O Livro das Citações - Eduardo Giannetti.
Adoro citações e considero o Giannetti o melhor autor brasileiro sobre economia. Um livro apenas com citações e não voltado para economia ou investimentos também foi bom para descansar nas férias de fim de ano. Gostei muito da forma como foi compilado. Uma leitura relaxante e de reflexão.
Nota 9.