quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Nassim Taleb - Dia do Empreendedor

Texto retirado do livro Antifrágil, recém traduzido ao português:

Dia do Empreendedor

O empreendedorismo é uma atividade arriscada e necessária para o crescimento ou, até mesmo, para a simples sobrevivência da economia.

Não reconheço a importância do homem cujo excesso de confiança o levou abrir um restaurante e fracassar, apreciando minha agradável refeição enquanto ele, provavelmente, está comendo macarrão instantâneo.

Para progredir, a sociedade moderna deveria estar tratando os empreendedores arruinados com a mesma lógica que os soldados mortos... Pois não existe a ideia de soldado fracassado – vivo ou morto (a menos que ele tenha agido de forma covarde) – da mesma forma não existe a ideia de empresário fracassado.

E comparemos os empreendedores com os gestores contratados de empresas que sobem escadas da hierarquia sem nunca ter uma desvantagem real. Seu grupo raramente está em risco.

Meu sonho é que tivéssemos um Dia Nacional do Empreendedor com a seguinte mensagem:

A maioria de vocês fracassará, será desrespeitada, empobrecerá, mas somo gratos pelos riscos que vocês estão assumindo e os sacrifícios que estão fazendo em prol do crescimento econômico do planeta e força os outros a sair da problema. Vocês estão na origem da nossa antifragilidade. A nação agradece.


citação do livro: Antifrágil, Nassim Nicholas Taleb .


Nenhum comentário:

Postar um comentário