Abaixo alguns comentários sobre os mais utilizados.
- Preço/Vendas: útil para companhias que estão temporariamente tendo prejuízos ou estão com margens menores do que o usual. Se a companhia tem condições de aumentar a margem e está com um baixo valor Price/Sales, você pode ter encontrado uma pechincha.
- Preço/Valor Contábil: é muito útil para empresas de serviços financeiros ou outras que tenham ativos muito líquidos. Nessas empresas, o valor contábil reflete o valor do negócio. Cuidado com Price/Book muito baixos, pois isso pode mostrar que a contabilidade tem erros.
- Preço/Lucro: cuidado com qual o Lucro que se está usando para esse múltiplo. Muitos analistas fazem o preço/lucro pensando no lucro projetado da empresa. A melhor forma é chegar na sua própria estimativa de lucro, considerando como a empresa vai nos tempos bons e nos tempos maus.
- Preço/Fluxo de Caixa: esse múltiplo é bom para empresas que geram muito caixa comparativamente com os lucros. Em empresas que tem ativos depreciados que não geram lucro, pode ser um bom sinal.
- Dividendo/Preço ou Dividend Yield: pode ser uma boa forma de achar uma empresa que gere rendimentos no estilo de títulos. É importante saber que o fato dela ter pago dividendos até o momento não garante que continuará assim.
Via The Little Book That Builds Wealth: The Knockout Formula for Finding Great Investments
Nenhum comentário:
Postar um comentário