segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Formas de Avaliar uma Ação

Existem muitos múltiplos que podem ser utilizados para ver se uma empresa está cara ou barata. 
Abaixo alguns comentários sobre os mais utilizados.


  1. Preço/Vendas: útil para companhias que estão temporariamente tendo prejuízos ou estão com margens menores do que o usual. Se a companhia tem condições de aumentar a margem e está com um baixo valor Price/Sales, você pode ter encontrado uma pechincha.
  2. Preço/Valor Contábil: é muito útil para empresas de serviços financeiros ou outras que tenham ativos muito líquidos. Nessas empresas, o valor contábil reflete o valor do negócio. Cuidado com Price/Book muito baixos, pois isso pode mostrar que a contabilidade tem erros. 
  3. Preço/Lucro: cuidado com qual o Lucro que se está usando para esse múltiplo. Muitos analistas fazem o preço/lucro pensando no lucro projetado da empresa. A melhor forma é chegar na sua própria estimativa de lucro, considerando como a empresa vai nos tempos bons e nos  tempos maus.
  4. Preço/Fluxo de Caixa: esse múltiplo é bom para empresas que geram muito caixa comparativamente com os lucros. Em empresas que tem ativos depreciados que não geram lucro, pode ser um bom sinal.
  5. Dividendo/Preço ou Dividend Yield: pode ser uma boa forma de achar uma empresa que gere rendimentos no estilo de títulos. É importante saber que o fato dela ter pago dividendos até o momento não garante que continuará assim. 

Via The Little Book That Builds Wealth: The Knockout Formula for Finding Great Investments


Nenhum comentário:

Postar um comentário