A questão mais difícil no mundo dos investimentos é saber onde estamos agora.
Estamos no meio de uma bolha? Estamos no fundo do poço?
Depois que o momento passa fica muito fácil julgar, mas a verdade é que é impossível saber quando estamos no fundo do poço ou no pico da montanha. É só olhando para o passado que se consegue ver a situação mais ampla.
Esse é o grande debate do momento nos EUA. A maioria dos investidores de valor estão guardando grandes quantidades de dinheiro. Seth Klarman está devolvendo dinheiro à seus investidores. James Montier também está com grande parte do portfolio do fundo em cash.
Vou mostrar apenas 2 gráficos que falam por si.
O primeiro é o Shiller P/E. Robert Shiller ganhou o nobel de Economia agora por ter previsto que os mercados tem bolhas e algumas são previsíveis. Ele criou o seu próprio índice de Preço/Lucro (Price/Earnings). A média do índice é de 16x o lucro e no momento estamos em 25x. Não tão alto quanto 2000 ou 2007, mas muito mais alto que a média.
O segundo gráfico é do Bank Of America e mostra quem está comprando e vendendo no momento. Embora ele seja de julho/13, percebe-se que o grande movimento de compras de ações nos EUA não são os grande investidores, mas o pequeno, o varejo.
Honestamente, não sei onde estamos. Que as ações estão sobrevalorizadas, é óbvio, mas isso não quer dizer que uma implosão do mercado é eminente. E mesmo assim, algumas pechinchas, volta e meia aparecem no radar.
Estou mais na onda de Warren Buffett e Howard Marks. Movendo-me pra frente, com grande cuidado. E tentando ficar com pelo menos 50% guardado para investir na hora da tempestade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário