quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Porque o dólar sobe?

Ben Bernanke não para de imprimir dólares. Eles são usados para comprar moedas  de outros países, na tentantiva de forçar a desvalorização do dólar. Isso deveria favorecer as exportações Norte-americanas e diminuir a dívida simultaneamente.

Contudo, por mais dinheiro que o FED imprima (Q1, Q2, Q3) o dólar, ao invés de se desvalorizar continua apreciando. Por que?

Segundo Richard Duncan, autor do livro The New Depression, isso acontece porque os outros países também tem impresso dinheiro. E todo esse dinheiro impresso no resto do mundo é usado para comprar Dólares.

Há anos a China usa seu superávit comercial para comprar dólares e bonds americanos. Agora, os países da Zona do Euro também estão mantedno juros extremamente baixos e imprimindo dinheiro para perdoar dívidas. Esse dinheiro acaba indo para comprar dólares também.
Segundo consta, 90% da dívida americana está na mão de outros países.

Por mais que os EUA quisessem aumentar os juros de seus títulos, há tantos comprando-os que o excesso de demanda acabaria por tornar o "yeld" desses juros quase nulo.
Duncan ainda argumenta que os juros nos EUA continuarão negativos enquanto os outros países estiverem despejando dinheiro nos mesmos.


A questão principal, para pensar sobre todo esse assunto, é que dinheiro não tem mais valor nenhum. Há tanto dinheiro sendo impresso no mundo hoje, que ter o papel-moeda é péssimo. O ideal hoje é ter ativos. A tendência é que eles valorizem devido à inflação. 

Não foram os ativos que subiram de preço, mas o dinheiro que perdeu valor.

É por isso que o ouro subiu tanto nos últimos anos. O ouro em si não vale mais do que valia antes, ele é estável, tem o mesmo valor. 

É como se o ouro tivesse valor constante de 100. Quando o governo imprime dinheiro ele gera inflação e o ouro sobe pra 150.
Se acontece uma crise ou catástrofe, fica difícil transformar ativos em dinheiro. Nessa hora, quem tem dinheiro é rei. Nesse caso, o ouro passaria a valer somente 75.

Essa é a dança das cadeiras. A situação só está piorando desde que o FED começou a imprimir dinheiro. Em parte, essa coisa toda me lembra a época do Sarney, quando tinhamos inflação de 80% ao dia e mais valia ter uma coca-cola na mão do que 300 cruzados no bolso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário