terça-feira, 6 de maio de 2014

Charlie Munger

Mais alguns pensamentos de Charlie Munger, o bilionário sócio de Buffett.


Aposte pesado quando as chances estiverem a seu favor e tiver certeza que algo está com o preço errado. Os bilhões da Berkshire são provenientes de apenas 10 negócios.

Se você fosse um observador, você veria que o que Warren fazia era ficar sentado e ler. Se você quiser ser muito bom nisso, fique sentado lendo a maior parte da vida. Não existe substituto para ler e pensar.

Mozart é um bom exemplo de uma vida arruinada por loucura. Sua realização não é menor por causa disso - ele pode ter sido o melhor talento musical inato do mundo - mas a partir do começo, sua vida foi muito infeliz. Ele gastava mais do que ganhava - algo que sempre fará sua vida miserável. Ele era consumido por inveja e ciúmes de outras pessoas que foram tratados melhor do que ele achava que mereciam, e ele estava cheio de auto-piedade. Nada poderia ser mais estúpido. Mesmo que seu filho esteja morrendo de câncer, nunca sinta auto-piedade. Em geral, é totalmente improdutivo para ficar com a ideia de que o mundo é injusto. O Imperador romano Marco Aurélio tinha a noção de que cada trecho difícil foi uma oportunidade - para aprender, para mostrar masculinidade, o que quer que seja. Para ele, passar por períodos difíceis era tão natural como respirar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário