terça-feira, 19 de novembro de 2013

Como Tomar Melhores Decisões - 2ª parte

Segunda parte: Checklists. E o que são checklists:

Então, o melhor trabalho sobre este que eu vi é por Atul Gawande, que é um cirurgião em Boston que escreveu um livro de um par de anos atrás, chamado The Checklist Manifesto, e um dos pontos que ele é que quando você muda de um campo para outro, onde o checklists - ou listas de verificação - foram usados, torna-se muito maior a chance de sucesso nos resultados. Então, todos nós sabemos que nenhum de nós iria pisar em um avião hoje sem o piloto ter feito todo o checklist. Também tem sido uma grande jogada na medicina, especialmente nas cirurgias, onde checklists têm realmente ajudado na redução de infecções e, consequentemente, na mortalidade, e assim em outras áreas como a construção civil.
Então a questão é: como tornar-se mais sistemático na aplicação do que você sabe? Existem duas formas de Checklists. A propósito, isso foi extraído diretamente da indústria de aviação. Um é chamado de uma checklist de verificação, e que é basicamente o que o nome diz. Basta fazer a sua análise normal, do jeito que você sempre fez isso e foi treinado para fazer, incluindo periodicamente o checklist apenas para confirmar que você cobriu todas os assuntos. 
Então, como um analista que dissesse: ei, eu vou fazer um trabalho de avaliação muito completa. Eu poderia olhar com muito cuidado no retorno sobre o capital. Eu poderia estudar a posição estratégica da empresa. Você faz todas essas coisas, mas para de vez em quando, só para certificar-se de que você fez tudo.
O segundo é chamado de Checklist de Atuação. Quando você entra em uma situação difícil, por exemplo, você é um piloto e um dos seus motores se apaga, o Checklist de Atuação orienta você em como abordar esse problema. Assim você não precisa pensar tanto no problema, porque já tem uma diretriz de como agir em situação que tem problemas semelhantes. 
Um investidor se depara com um prejuízo trimestral na empresa. Ou quando a empresa demite/perde um CEO.  Às vezes isso significa vender as ações. Às vezes significa comprar mais. E às vezes, significa não fazer nada. Um Checklist de Atuação pode ajuda a orientar nosso pensamento. Então, é realmente uma maneira de ser consistente e estruturado em sua análise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário