segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Onde estamos?

A questão mais difícil no mundo dos investimentos é saber onde estamos agora.
Estamos no meio de uma bolha? Estamos no fundo do poço?

Depois que o momento passa fica muito fácil julgar, mas a verdade é que é impossível saber quando estamos no fundo do poço ou no pico da montanha. É só olhando para o passado que se consegue ver a situação mais ampla.

Esse é o grande debate do momento nos EUA. A maioria dos investidores de valor estão guardando grandes quantidades de dinheiro. Seth Klarman está devolvendo dinheiro à seus investidores. James Montier também está com grande parte do portfolio do fundo em cash.

Vou mostrar apenas 2 gráficos que falam por si.

O primeiro é o Shiller P/E.  Robert Shiller ganhou o nobel de Economia agora por ter previsto que os mercados tem bolhas e algumas são previsíveis. Ele criou o seu próprio índice de Preço/Lucro (Price/Earnings). A média do índice é de 16x o lucro e no momento estamos em 25x. Não tão alto quanto 2000 ou 2007, mas muito mais alto que a média.



O segundo gráfico é do Bank Of America e mostra quem está comprando e vendendo no momento. Embora ele seja de julho/13, percebe-se que o grande movimento de compras de ações nos EUA não são os grande investidores, mas o pequeno, o varejo. 





















Honestamente, não sei onde estamos. Que as ações estão sobrevalorizadas, é óbvio, mas isso não quer dizer que uma implosão do mercado é eminente.  E mesmo assim, algumas pechinchas, volta e meia aparecem no radar.

Estou mais na onda de Warren Buffett e Howard Marks. Movendo-me pra frente, com grande cuidado. E tentando ficar com pelo menos 50% guardado para investir na hora da tempestade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário