terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Palestra de Buffett na Universidade de Maryland, em 15/11/2013

No último dia 15 de novembro, Buffett fez um Q&A com alunos do MBA da Universidade de Maryland. Seguem as anotações do diretor do curso PhD Dr. David Kass: 




Question: No passado, você atribui 85% da sua forma de investir à Benjamin Graham e 15% à Philip Fisher. Esse percentual mudou? 


Warren Buffett: Eu desenvolvi minha estratégia de investimento sob Graham. Fui a Columbia e aprendi com Graham. Com a abordagem de Graham, você não pode perder dinheiro ao longo do tempo . É muito de natureza quantitativa , e você tem de fazê-la razoavelmente bem. 
Por outro lado, ele tem menos aplicação conforme você foca em empresas maiores, com grandes somas de dinheiro. É melhor comprar empresas maravilhosas, a preços justos do que as empresas médias a preços baixos. 

Com a abordagem "guimba de charuto", você pode encontrar um charuto desagradável no chão, com uma baforada sobrando, acendê-lo e você terá uma baforada grátis. Você pode continuar fazendo isso e obter muitas baforadas grátis. Essa é uma abordagem, é o que eu fiz por muito tempo. Olhei para ações muito baratas quantitativamente. 
Após a exposição ao Fisher e Charlie, eu comecei à procura de melhores empresas. Anteriormente eu estava fazendo as duas coisas. Agora estamos à procura de boas empresas, não apenas empresas baratas. Ferrovias são enormes, e eles vão ser um bom negócio daqui a 10 anos e daqui a 100 anos. Burlington Northern agora é ganhar 6 bilhões dólares antes de impostos, em comparação a US$ 3 bilhões antes que nos a comprássemos. Estamos movendo-nos muito para Fisher e menos Ben Graham, porque estamos trabalhando com grandes quantias. Com quantias menores, estaríamos olhando para melhores margens e ações mais baratas. 

Quando eu saí da escola, estudei cada página do manual da Moody´s. Quando cheguei na página 1433 descobri que as melhores pechinchas estavam na parte de trás. Companhia de Seguros Ocidental, em 1951, estava ganhando $ 29,09 por ação, um ano antes de 21,66 dólares. O preço da ação estava sendo negociado entre $3 e $13 nos últimos 12 meses. Quando eu vi a ação, o preço era de $16, menos de 1x o lucro. 
Há alguns anos atrás, em 2004, alguém me disse que eu deveria olhar para a Coréia. Eu tenho um livro do Citigroup, que tinha uma empresa por uma página. Descreve todas as empresas de capital aberto na Coréia. Li ele e encontrei cerca de 20 empresas (ex. Day-Han moinhos de flores) que tinha valor contábil, lucro por ação, e títulos. Não lhe dizia nada sobre a ação até que olhasse para o preço. Encontrados cerca de 20 negócios, em uma tarde e comprei um pouco de cada um deles, mas não sei o suficiente sobre todos eles para investir pesado neles. Se você comprar 20 ações que vendem a 2 vezes os lucros, você vai ganhar dinheiro. Isso é Ben Graham e você pode ganhar dinheiro fazendo isso. Se você está trabalhando com mais dinheiro, você tem que fazer estilo Fisher/Charlie e comprar grandes empresas. A Berkshire agora procura por grandes empresas, muito fortes. Como a Nebraska Furniture Mart - comprada em 1983 e  provavelmente ganhando 20 vezes mais agora. Charlie me disse - " Você nunca vai discordar de mim, porque você é inteligente e eu estou sempre certo".


Nenhum comentário:

Postar um comentário